domingo, 4 de março de 2007

A copa do mundo é nossa !?

Esse é um dos diversos posts que eu penso a tempos em escrever, aí passa da hora, eu não escrevo, perco o timing e consequentemente a fonte do que eu ia escrever, o que acaba me afastando ainda mais de escrever. Desta vez, a partir de hoje, decidi largar de frescura e escrever mesmo sem ter a fonte na mão.

Que o Brasil é candidato a copa de 2014 todo mundo sabe. O que nem todos sabem é quão perto está o Brasil de ganhar essa disputa; e também de como o dêmonio estadunidense nos ameaçou (entra música sinistra).

A copa de 2014, segundo o critério adotado pela FIFA de rodízio de continentes, deverá ser realizada na América do Sul. Com o poderoso lobby da CBF junto a decadente Comebol o Brasil quase conseguiu realizar o feito de ser o único candidato nessa disputa. Apenas a insolente Colômbia ousou disputar com a candidatura canarinho.

Até esse ponto algumas observações devem ser feitas:

(i) como países como Argentina e Chile deixaram de disputar o sediamento da Copa? Ou melhor, como a CBF convenceu as federações locais a faze-lo? Lembro que essa não é uma decisão que depende exclusivamente das federações, afinal é o país que se candidata, assim, como se explica essa abstenção desses dois países? A copa do mundo atrai muitos investimentos, suficientes para fazer a construção de qualquer estrutura necessária, vide Africa do Sul.

(ii) é coincidência que seja apenas a Colômbia, um dos pouquissimos países sem um líder populista na América do Sul, seja a única concorrente do Brasil?

(iii) é viagem da minha cabeça, ou eles se candidataram, também, por acreditar ainda ter o direito adquirido em 1982; quando ganharam mas não levaram, abrindo mão de sediar por causa da violência das FARCs?

(iv) se a Bolivia e a Venezuela se candidatassem em conjunto, tomariamos mais um nabo de nosso companheiros? Nota do editor: O Brasil doou novamente dinehiro para um país sulamericano (lembra do Paraguai), agora foi para ajudar na reforma agrária Boliviana. Se eu não fosse isento no imposto de renda ficaria mais puto do que já estou...

Ocorre que nessa semana o "grande demônio que exala enxofre" ofereceu-se para sediar a copa caso de nenhum dos concorrentes apresentarem mínimas condições para tal. Para o futebol e para os americanos isso seria um puta negócio, afinal a estrutura já existe e é excelente e seria um marco para a Major League Soccer.

Eu não acho que isso váacontecer, mas me deixaria satisfeito. Na eventualidade de o Brasil sediar sua segunda copa imagino que isso consagrará uma reeleição para ais um mandato vitalício de Ricardo Teixeira. O futebol no Brasil funciona de maneira obscura e atrasada. É tipo salsicha, se você souber como realmente como ela é feita não vai mais querer comer.

Nenhum comentário: