domingo, 11 de março de 2007

Lulisse - Parte II

A notícia é velha (deve ter mais de uma semana), mas mesmo assim eu queria tecer um breve comentário sobre ela. Lembra-se daquela DOAÇÃO de 20 milhões de Reais ao Paraguai que eu comentei anteriormente (para que o Paraguai melhorasse a sua condição alfandegaria)? Pois é, eu comentei com um amigo sobre ela e ele teve coragem de defende-la! Ele disse que essa era postura correta de um país que quer assumir a liderança regional, além de na verdade ser investimento pois a longo prazo conseguiriamos escoar muito mais produtos para lá do que fazemos hoje e por isso se recompensaria. Plausível, admito. Mas, você não acha que um empréstimo seria mais adequado? Ou então pressionarmos o gover no Paraguaio para que o fizesse com recursos próprios? Outra coisa que vale a pea ser elmbrada é que o mercado paraguaioé menor que o do estado de São Paulo, eu sei que não é tão pouco assim, e eles consumiram, em sua maioria, produtos Paraguaios, certo? Acho que não será tão fácil assim escoar nosso produtos. Por fim, acho que o interesse nacional é ofendido quando jogamos fora dinheiro ao decidimos doar a um país que tem um nível de corrupção parecido com o nosso.

Mas o negócio não acaba aí, dessa vez o governo Lula (ressalto governo Lula porque ele fez as duas doações por meio de Medida Provisória, ou seja, sem aprovação do congresso (eu sei que posteriormente o congresso converteu em lei, mas com o dinheiro já na latrina oque se poderia fazer? Rejeitar a medida proviusória e ir lá pedir o dinheiro de volta (afinal ele já tinha saído dos cofres públicos)? Criar um mal estar internacional?) fez mais uma DOAÇÃO a um país companheiro. Doamos 20 milhões para a Bolivia para, pasmem, investir na reforma agrária boliviana. Depois de nos dois últimos anos tomarmos dois nabos bolivian style (na expropriação dos ativos da Petrobrás e no reajuste arbritário no preço do gás (cumprimento de contratos vai se tornando uma utopia, assim como defender a nossa soerania diga-se de passagem)). Agora eu pergunto: qual a finalidade disso?

a) Nós já os exploramos demais (foi o Lula quem disse, não eu) e por isso temos que começar um projeto de reparação de danos que se concluirá com a devolução d Acre
b) É de interesse nacional essa reforma agrária, afinal a produção de Coca pode ser otimizada, gerando milhares de postos de trabalho e trazendo para o Brasil um produto de maior qualidade
c) Solidariedade, afinal não deve ser fácil fazer a reforma agrária em um país do tamanho do Paraná
d) Diminuir o número de imigrantes bolivianos tocando ocarina na praça da Sé
e) N. d. a.

Nenhum comentário: